propaganda2

34 - Igreja Internacional da Graça de Deus

A Igreja da Graça

A Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) é um ministério brasileiro reconhecido pelo programa de televisão “Show da Fé”, apresentado pelo fundador da denominação, Missionário R. R. Soares.
O livro “Curai enfermos, expulsai demônios”, do norte-americano T. L. Osborn, foi um marco na vida ministerial de R. R. Soares. Após sua leitura, o Missionário compreendeu – e passou a praticar – a doutrina da determinação. Através dela, a Igreja entende que não se deve pedir as bênçãos de Deus, mas reivindicá-las, uma vez que elas já foram dadas a toda a humanidade por meio da obra que Jesus realizou na cruz.
A partir de então, bênçãos sem medidas começaram a alcançar o ministério da Igreja da Graça. Hoje, a IIGD está presente em todo o Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal, Índia, África do Sul e Japão, levando a Palavra de Deus e pregando a salvação.

Permaneceu na Universal até 1980, quando, no início, conduziu a liderança da igreja, que depois passou para Edir Macedo. Inconformado com o modo agressivo de sua administração, desentendimentos teológicos determinaram sua saída. Um conselho de 15 pastores decidiu quem assumiria a liderança. Foram três votos a favor de R.R. Soares e doze contra.
R.R. Soares decidiu, então, fundar a Igreja Internacional da Graça de Deus. Três dias depois, em 9 de junho de 1980, na Rua Alfredo Dolabela Portela, 39, foi aberto o primeiro templo da denominação - uma sede temporária, depois transferida para a Rua Lauro Neiva, no município de Duque de Caxias. Com o crescimento do ministério, a igreja se expandiu abrindo templos em todo o Brasil. 


R. R. Soares

R. R. Soares cresceu em Muniz Freire, interior do Espírito Santo. Quando criança, durante uma visita à cidade vizinha, ele viu, pela primeira vez, um aparelho de TV na vitrine de uma loja. Ao perceber que uma multidão estava parada em frente ao estabelecimento, completamente fascinada pelo que via através daquela tela, ele fez uma oração: “Ninguém está usando esta nova invenção para falar do Senhor, meu Deus. Dê-me os meios e a oportunidade, e eu estarei naquela tela falando do Seu amor”.
Em abril de 1964, R. R. Soares chegou ao Rio de Janeiro. Quatro anos mais tarde, ele sentiria o chamado de Deus. Para atendê-Lo, teve de abandonar seu sonho de se tornar médico e deixar de lado a bolsa de estudos que havia conseguido em uma universidade de Moscou.
Em novembro de 1977, por meio de seu programa exibido na extinta TV Tupi, R. R. Soares iniciou o maior trabalho de evangelismo já visto em um canal brasileiro de televisão. Outro sonho, então, nasceu em seu coração: falar de Jesus durante o horário nobre da TV. Mesmo que os custos fossem altíssimos, em dezembro de 1997, pela primeira vez na televisão brasileira, alguém falava de Cristo durante o horário nobre.
Milhões de pessoas foram salvas pelo poder de Deus, e milagres começaram a acontecer durante seu programa, o “Show da Fé”. A manifestação de Seu poder era evidente através da libertação e da cura de várias doenças. Cumpria-se, então, a Palavra que Deus havia falado ao seu coração quando recusou a bolsa de estudos para atender ao chamado ministerial: como pastor, ele seria usado para curar muito mais pessoas, e ainda as levaria para o céu. 

Doutrinas

As doutrinas da Igreja Internacional da Graça de Deus, unidas aos princípios fundamentais da Igreja Evangélica (Sola scriptura, Sola gratia, Sola fide, Solus Christus, e Soli Deo gloria) são semelhantes às de outras confissões evangélicas, em particular às de linha pentecostal. Crendo-se, fundamentalmente:
  • na existência de um só Deus, que se manifesta ao mesmo tempo na Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo;
  • na segunda vinda de Cristo;
  • no Arrebatamento
  • na salvação pela fé em Cristo (Solus Christus);
  • na existência do céu (vida eterna) e do inferno (segunda morte);
  • na salvação pela fé (Sola fide);
  • na Bíblia como a escritura infalível, escrita por homens inspirados por Deus (Sola scriptura);
  • na Igreja como corpo do qual Cristo é a cabeça;
  • no batismo nas águas por imersão;
  • no Batismo pelo Espírito Santo;
  • nos Dons do Espírito Santo;
  • na Santa Ceia;
  • na libertação de espíritos malignos;
  • na devolução do dízimo e ofertas alçadas;
  • na prosperidade como uma das promessas de Deus;
  • na cura de todas doenças através do sacrifício de Cristo;
  • na remissão dos pecados (expiação) através do sacrifício de Cristo;
  • e no novo nascimento em Cristo.

Determinação

Uma das principais doutrinas praticadas pela Igreja Internacional da Graça de Deus é a determinação, que se baseia no texto de João 14:13: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. Segundo a igreja, o verbo pedir, na língua grega (αἰτέω, ou aiteó), também tem o sentido de determinar, exigir ou mandar.  Logo, deve-se determinar, ou seja, exigir aquilo que pertence aos filhos de Deus conforme Sua Palavra. Determinar, segundo R.R. Soares, não é exigir de Deus. "Não podemos exigir ou mandar que Deus faça isso ou aquilo, afinal nós somos Seus servos. Determinar não é ordenar ao Pai celeste, mas exigir que o diabo pare com sua atuação em nossas vidas. Pedir algo que Deus já concedeu, como a cura, por exemplo ( Isaías 53:4-5 ), é algo desnecessário" ( 2Pedro 1:2 ). R.R. Soares teve este entendimento após ler o livro O Nome de Jesus, de Kenneth Hagin (Graça Editorial), e um resfriado que já durava dois anos findou por ali. A doutrina da determinação baseia-se nas promessas bíblicas, não sendo possível determinar algo que não esteja em acordo com a vontade do Senhor ( João 15:7 ).





Total de visualizações de página