propaganda2

18 - T. L. Osborn (1923-2013)




Thomas Lee Osborn (1923-2013), também conhecido como T.L. Osborn, foi um estadunidense Pentecostal; Estadista; Administrador; Desenhista; Linguista; Escritor; Editor; Maestro; Pianista; Evangelista; e Missionário.

Thomas Lee Osborn nasceu no dia 23 de Dezembro de 1923 na cidade de Pocasset, no Condado de Grady, no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Seus pais, Sr. Charles e Sra. Mary, eram proprietários de uma pequena fazenda que sofreu impactos financeiros decorrentes da Grande Depressão, também chamada deCrise de 1929, que ocorreu nos Estados Unidos e persistiu durante a década de 30. Tal crise econômica é considerada a pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX.

A família Osborn era muito grande para os padrões atuais, com 13 filhos, mas estava perfeitamente enquadrada para os padrões da época. O grande número de integrantes dificultou e agravou os problemas financeiros decorrentes da recessão econômica que assolava os Estados Unidos.

O contexto social e histórico colaborou criando um plano de fundo para evidenciar a graça de Cristo. T.L. Osborn foi alcançado na adolescência para o Evangelho de Jesus através da influência do seu irmão mais velho.

Thomas Lee Osborn desejava participar dos serviços nos cultos evangelísticos de linhagem Pentecostal, assim recebeu a oportunidade de tocar acordeão nos momentos musicais das reuniões cristãs. Enquanto trabalhava na fazenda dos seus pais, ordenhando e arrumando o curral, o seu coração foi inflamado por um forte encargo, ajoelhou e orou aceitando a comissão de pregador do evangelho.

Em 1939, com apenas 16 anos, iniciou suas primeiras viagens evangelísticas através dos Estados de Oklahoma, Arkansas e Califórnia. O jovem T.L. Osborniniciaria um ritmo e características missionárias que o acompanhariam durante toda a sua vida. Soberanamente, Deus prepararia uma ótima esposa com a mesma vocação pastoral e inclinação missionária.

Daisy Washburn nascera em 23 de Setembro de 1924 na cidade de Merced, no Estado da Califórnia. Seus pais, produtores de frutas, também enfrentaram a Grande Depressão, cujos reflexos foram agravados financeiramente na família que tinha 11 filhos. Além das dificuldades financeiras, um acidente de carro provocou a morte da sua mãe e da sua irmã mais velha, gerando grandes desconfortos para a menina Daisy com apenas 8 anos. O óbito da mãe foi difícil para os filhos. Dois irmãos de Daisy praticaram o suicídio e seu pai foi assassinado.

Em 1941, no Estado da Califórnia, T.L. Osborn conheceu Daisy Washburn. O casamento aconteceria durante a Páscoa de 1942, na cidade de Los Banos, Califórnia. O casal teve 4 filhos, 6 netos, 22 bisnetos e 3 tataranetos.

O casal Osborn era vinculado ao Movimento Pentecostal e sempre trabalhavam com evangelistas que visitavam a sua denominação cristã. Inicialmente, concentraram esforços nas regiões rurais do Estado de Oklahoma. No ano de 1944, fixaram residência em Portland, no Estado de Oregon. Nesse período, a sua denominação recebeu a visita de um missionário que testemunhou acerca do avanço do evangelho na Índia, instantaneamente, o casal sentiu encargo pelo povo indiano. Deixaram os Estados Unidos e partiram para a Índia como missionários. T.L. Osborn tinha 21 anos e sua esposa, apenas 20.

O serviço cristão do jovem casal foi frustrado com o Paganismo existente na Índia. Os indianos não acreditavam na Bíblia como a Palavra de Deus. O Jesus Cristo do Cristianismo era apenas mais um dentre tantos deuses na Índia politeísta. Aquele povo queria evidências acerca do poder do Deus dos cristãos. O casal Osborn findou a viagem missionária e regressaram aos Estados Unidos experimentando o sabor amargo da derrota.

"Quando ainda éramos bem jovens, Daisy e eu fomos para a Índia como missionários; mas não conseguíamos convencer os hindus e os muçulmanos de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele ressuscitou da morte. Eles nos pediam provas. Eu lia versículos da Bíblia para eles, mas eles tinham o seu Alcorão, que afirmavam ser a Palavra de Deus, dada pela boca de seu santo profeta Maomé. / Tanto a Bíblia como o Alcorão eram belos livros de capa preta e títulos dourados. / Mas qual deles era a Palavra de Deus? / Não conseguíamos provar que era a Bíblia, porque não compreendíamos a fé e os milagres naquela época. Assim, voltamos para os Estados Unidos; o que nos pareceu ser uma vergonha e derrota. / Mas havíamos visto o povo e sabíamos que eles precisavam crer nas Boas Novas de Jesus Cristo para serem salvos. Jejuamos e oramos por muitos dias para que Deus nos revelasse Sua resposta para ajudar os não-cristãos a crerem em Jesus Cristo e se convencerem de que Ele é mais do que apenas outra religião.Thomas Lee Osborn.

Nos Estados Unidos, T.L. Osborn assumiu o pastorado na denominação Igreja do Evangelho Pleno em McMinnville, no Estado de Oregon. Nesse intervalo de missões, aproveitou a oportunidade para refletir sobre o fracasso missionário na Índia. O casal Osborn precisava do Espírito de Deus no seu aspectoeconômico, ou seja, com a característica de poder, considerando queessencialmente já desfrutavam do Espírito Santo.

T.L. Osborn mergulhou nas Escrituras Bíblicas, refletiu sobre os sermões de muitas lideranças da história da Igreja, estudou livros cristãos e pesquisou várias biografias. Também oraram acerca do fracasso missionário, apresentaram ao Senhor a situação e peticionaram Poder do Alto.

O casal Osborn desejava conhecer os gigantes espirituais da fé, ou seja, aquelas pessoas simples e humildes que eram desprezadas pela humanidade, mas contatavam Deus com vigor e fervor resultando em impacto para os povos, expressando assim o valor da Fé.

T.L. Osborn iniciou a sua oração avançando até o anoitecer. Na manhã seguinte, experienciou um avivamento místico e percebeu que o sucesso das missões não são números, mas a expressão da Glória de Deus através de Jesus Cristo. O conceito antigo acerca do sucesso na obra cristã desapareceu, agora vivenciaria a busca da Glória de Deus e para Deus.
"Numa manhã, às seis horas, Jesus Cristo me despertou em nosso quarto. Eu me prostrei diante dEle como se estivesse morto, incapaz de mover sequer um dedo. As lágrimas escorriam dos meus olhos. Porém, eu não estava inconsciente do choro. / Depois de um longo tempo, consegui arrastar-me da cama para o chão, onde me prostrei sobre o rosto até à tarde. / Quando saí do quarto, era um novo homem. Jesus Se tornou o Senhor e o mestre de minha vida. Eu tinha certeza desta verdade: Ele está vivo! Ele é mais que uma religião! / Logo após esta experiência marcante, um maravilhoso homem de Deus chegou à nossa região. Tinha um poderoso dom de cura. Quando assistíamos às suas reuniões, víamos centenas de pessoas aceitarem Cristo e, bem diante dos nossos olhos, nós o vimos expulsar demônios e colocar as mãos sobre os doentes em Nome de Jesus Cristo. Os cegos, os surdos, os mudos e os coxos eram curados instantaneamente. / Milhares de vozes turbilhonavam em minha mente, dizendo: você também pode fazer isto. Foi isto o que Pedro e Paulo fizeram. Foi isto o que Jesus fez. Isto prova que a Bíblia é válida para hoje. Você pode fazer isto!Thomas Lee Osborn.

T.L. Osborn percebeu que o Senhor Jesus mantém o Seu poder miraculoso e está disponível como evidência para os incrédulos perceberem a existência de Deus. No entanto, nenhum sinal aconteceu na Índia, porque o casal Osbornnão acreditava. Serviam a um Deus ilimitado, mas eles enquanto canal estavam retendo a fluir do Espírito.

"Começamos a jejuar e orar novamente. Daisy e eu fizemos um novo pacto com Deus. Decidimos que iríamos ler o Novo Testamento como se nunca antes em nossas vidas o houvéssemos lido e creríamos em tudo o que lêssemos. / Tudo que Jesus nos dissesse para fazer, como seus seguidores, nós faríamos. Tudo que Ele dissesse que faria, nós esperaríamos que Ele o fizesse. / Agiríamos conforme a Sua Palavra escrita, exatamente como os profetas de Deus haviam agido, conforme Sua Palavra falada nos tempos bíblicos. / Faríamos como os discípulos do Senhor haviam feito. Se Ele dissesse que nós poderíamos curar o doente, nós teríamos a certeza de ver o doente curado. / Se Ele dissesse que poderíamos expulsar demônios, então nós o faríamos em Seu Nome e teríamos a certeza de que eles nos obedeceriam. / Jamais poderei dizer-lhe tudo o que esse passo significou para nós. A Bíblia se tornou um Livro da Verdade, vivo, palpitante e emocionante.Thomas Lee Osborn.

Seu ministério recebeu um impacto diferenciado. Agora, curas e milagres eram frequentes. Os pagãos não poderiam alegar falta de evidências para crerem no Deus dos cristãos.

T.L. Osborn alcançou bom êxito nas campanhas estrangeiras. Nos primeiros cinco anos do seu ministério revigorado, ele realizou cruzadas em 11 países. Visitou Cuba e 50.000 pessoas professaram a fé em Jesus Cristo. No Chile, ministrou pregações para 100.000 pessoas.

Em 1953 iniciou obras missionárias entre os nativos e foram feitas diversas parcerias com denominações Pentecostais para apoiarem o serviço missionário.

Thomas Lee Osborn inovou a oração de intercessão pelos enfermos. Antes as orações pelos enfermos eram realizadas individualmente e nas visitas pastorais.Osborn começou a interceder pelos enfermos através de oração coletiva. Soberanamente, Deus permitiu a expansão desse ministério com tais características para alcançar diversos povos pagãos que desconheciam oCristianismo Católico ou Protestante.

Reuniões evangelísticas gigantescas foram realizadas para alcançar multidões. Diariamente, compareciam multidões de 20.000 até 300.000 pessoas. Suas pregações foram traduzidas para 132 idiomas e dialetos, milhares de cidades e aldeias foram alcançadas em 150 nações.

Sua esposa, Daisy Osborn, faleceu vitimada pelo câncer, no entanto, preservou a vitalidade espiritual até os últimos momentos.

O casal Osborn criou o Osborn Ministries International  investindo no campo missionário e na plantação de igrejas.

LaDonna Osborn, a única filha do casal ainda viva, declarou:
"Ele (T.L. Osborn) faleceu aos 89 anos, 'pouco depois de pedir ao Seu Senhor Jesus: Leva-me para casa!". / "Meu pai muito amado, Dr. T.L. Osborn, o homem conhecido em todo o mundo entrou em seu descanso eterno na quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013. Ele não estava com dores e não tinha doença. Meu pai foi envolvido em amor. A família estava ao lado dele quando atravessou o véu para a eternidade. Está agora na presença de Jesus, a quem serviu fielmente durante 77 anos. Podemos apenas imaginar o doce reencontro entre ele e sua amada Daisy, três de seus filhos, uma neta e uma série de crentes que já estão lá, dentre estes, muitos resgatados por ele. Certamente estão comemorando, porque o ministério de meu pai, durante mais de 65 anos alcançou todos os cantos da Terra. T.L. Osborn deixou a sua missão completa em sua jornada terrena. Ele ouviu as palavras de Seu mestre: 'Muito bem, servo bom e fiel... entra no gozo do teu Senhor' (Mt. 25:21)."

T.L. Osborn pertenceu ao Movimento Avivalista de transição entre oPentecostalismo e Neo-Pentecostalismo.


Total de visualizações de página